Sobre psico oncologia:

Para quem não sabe a Psico Oncologia é uma das muitas especializações dentro da Psicologia.
A Psico oncologia é a especialidade que procura oferecer ao paciente e família o suporte emocional para o enfrentamento da doença. Em sua prática, o Psico Oncologista visa o bem estar emocional do paciente, contribuindo assim para uma boa qualidade de vida em todos os estágios do tratamento, por isso a importância deste profissional no cuidado a pacientes oncológicos, o que facilita a comunicação médico – paciente e a adesão ao tratamento.
Neste caso, a psicologia não trabalha com fatores que desencadeiam a doença é sim com os aspectosa ela relacionados e com a subjetividade do paciente buscando identificar os aspectos psicológicos que se manifestam frente a suas fantasias, medos desejos, emoções, crenças, frustrações, etc… E que tenham relação com a enfermidade. Entre os objetivos intrínsecos muitas vezes negligenciado ao longo da vida e que, uma vez, despertados, contribuem para o fortalecimento da autonomia e resiliência no enfrentamento. Compreender o processo de adoecimento, o que é a doença a qual está acometido, seus tratamentos, possibilidades de cura ou paliação, esclarecimentos em torno da hospitalização e internamente também são questões que necessitam de atenção específica. Cada paciente tem sua forma de enfrentamento, por isso é importante considerar aspectos sociais, emocionais familiares e religiosos, uma vez que cada um tem sua história de vida e precisa de deve ser respeitado, principalmente visando contribuir para o fortalecimento do vínculo entre o psicólogo, paciente e familiares.
O paciente como câncer muitas vezes expressa sentimento de raiva, revolta, tristeza profunda que pode desencadear um quadro depressivo, ou culpa, antes durante e depois do adoecer que se não lhes forem dados a devida atenção podem ser fatores capazes de interferir no enfrentamento da doença.
O psicólogo contribui para estabilidade emocional e encorajamento do paciente para se adaptar a melhor forma de conviver com a nova realidade de vida.
O psicólogo é o profissional que atende á necessidade de escuta ao paciente, sem julgamentos nem interpretações prévias, considerando a vulnerabilidade e fragilidade diante de um adoecer ainda permeado de fantasias que dificultam a compreensão do julgamento da realidade e as possibilidades de um bom enfrentamento.